No atual cenário, em que diversos setores estão voltando a aquecer, algumas medidas podem fazer total diferença na hora de sair na frente da sua concorrência. O sentimento é de retomada, de esperança no ano que está por vir e, por isso, esse pode ser o momento certo para tirar aquele seu projeto de reforma do papel, fazer mudanças e, quem sabe, promover a reestruturação completa no layout do seu negócio.
Sabendo disso, preparamos três dicas para ajudar você a pensar em novas formas de deixar o seu ambiente profissional ainda melhor
1 – Crie ambientes atrativos
Com a retomada do trabalho presencial, o bem-estar no ambiente corporativo se faz muito necessário. Com colaboradores precisando se adaptar novamente a mais essa mudança, depois de um bom tempo trabalhando de casa, algumas medidas simples podem fazer com que eles se sintam melhores, mais seguros e, até mesmo, mais motivados na hora do trabalho.
Um ambiente arejado e com boa iluminação natural já colabora bastante para a sensação de bem-estar de sua equipe. Com isso, a exposição à iluminação artificial durante longo período do dia diminui e consequentemente o estresse causado por ela.
O arejamento do ambiente ajuda também na renovação do ar, colaborando para a segurança de seus parceiros. Somente com essas medidas, eles já se sentirão muito mais confortáveis e felizes de retornarem ao ambiente profissional.
2 – Invista no verde
No período em que o Home Office era o principal regime de trabalho, muitas pessoas perceberam a importância que as plantas têm para o dia a dia de uma residência. Porém, para o ambiente corporativo, os benefícios são ainda maiores.
Além de todas as vantagens comuns, de melhoria do ar, conforto e o visual, que as plantas trazem para ambos os ambientes, existem motivos ainda maiores para levar a natureza para dentro da sua empresa, como a imagem que ela está passando para o mercado, por exemplo.
Atualmente, é extremamente comum que empresas se posicionem a favor de questões ambientais, levando o verde para dentro da companhia, você demonstra a clientes e funcionários, que estes valores também estão presentes no cotidiano.
Para fazer isso, você pode investir em um bom projeto de paisagismo, colocar o verde como parte da decoração dos ambientes e, até mesmo para empresas menores e com pouco espaço, investir em jardins verticais é uma opção.
3 – Espaços abertos podem ser uma solução
Há alguns anos que os escritórios “open space” estão em alta no mundo inteiro. Porém, o modelo que antes era mais comumente atrelado a empresas de tecnologia, de comunicação e startups, agora já possui adeptos em todos os ramos e portes.
Isso porque, o espaço aberto, sem paredes ou divisórias, traz vantagens importantes para as empresas. Dessa forma, todos os funcionários trabalham em um mesmo ambiente, de forma igualitária e transparente, resultando em uma maior união da equipe, melhor comunicação entre setores e mais proximidade com a liderança.
Além disso tudo, a reforma é mais econômica devido à necessidade reduzida de salas e ambientes exclusivos. Porém, nem tudo são flores, este modelo também possui os seus contras, como a falta de privacidade e o barulho. Por isso, vale a pena investir em salas de reuniões e ambientes de relaxamento para abrigar aqueles bate-papos rotineiros.
–
E então, gostou das nossas dicas? Está pensando em aplicar alguma delas na reforma de seu espaço comercial? Entre em contato com a Celana, aqui nós entendemos a sua necessidade e desenvolvemos o melhor para você!