CELANA

Concreto protendido ou armado? – entenda as diferenças

Quando falamos em obras, o concreto é o queridinho do brasileiro e está empregado em diversas etapas na construção civil. Porém, é muito importante compreender qual é o método mais adequado para ser usado em cada necessidade.

Para começar, vamos trazer primeiramente a principal diferença entre concreto protendido e o concreto armado.

Concreto armado

Fonte: Envato

O concreto armado, ou concreto armado simples, como é conhecido popularmente, possui em seu interior uma estrutura feita em aço, que pode ser pré-moldada ou pré-fabricada, como também permite ser feita diretamente no local da obra.

De maneira geral, o concreto armado é mais indicado para as obras de fácil execução, pois comparado aos outros formatos, o processo de trabalho com esse tipo de material é mais prático, econômico e também seguro. 

Uma norma de elaboração de projetos define o concreto armado como sendo “aquele cujo comportamento estrutural depende da aderência entre concreto e armadura, e nos quais não se aplicam alongamentos iniciais das armaduras antes da materialização dessa aderência”.

Isso tudo, aliado à sua alta resistência mecânica, o torna um ótimo investimento para ser aplicado em diversos estilos de obras.

Concreto protendido

Fonte: Envato

Ideal para ser usado em obras grandiosas e complexas como pontes, shoppings centers, viadutos, e outros, a resistência oferecida pelo concreto protendido chega a ser de duas a três vezes maior do que a do concreto armado. Embora sua estrutura seja parecida com a do modelo anterior, neste caso as barras de aço internas passam por um preparo de pré-alongamento que entrega um certo nível de flexibilização, potencializando assim, a sua resistência.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), afirma na NBR 6118/2014 que o concreto protendido é “aquele no qual parte das armaduras são previamente alinhadas por equipamentos especiais de protensão com a finalidade de, em condições de serviço, impedir ou limitar a fissuração e os deslocamentos da estrutura e propiciar o melhor aproveitamento de aços de alta resistência no estado limite último”. 

Fonte: Envato

Na maioria dos casos, o concreto armado cumpre muito bem sua função em oferecer uma estrutura firme e ideal. De fácil manuseio e custo/benefício mais atraente, é utilizado com mais frequência, deixando o concreto protendido apenas para projetos específicos que exigem mais recursos. 

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também: