Um dos pilares da Celana é proporcionar a qualidade de vida e o bem-estar para os nossos clientes através da construção civil e da arquitetura. Por isso, não poderíamos ficar de fora da campanha Outubro Rosa e fazer da conscientização sobre o câncer de mama uma ferramenta para alcançarmos o nosso objetivo de melhorar a vida das pessoas.
A história da campanha
O Outubro Rosa, movimento internacional criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, é celebrado anualmente e tem como principal propósito conscientizar sobre a importância do controle, diagnóstico e tratamento do câncer de mama em busca da redução da mortalidade.
O Câncer de mama
A doença é causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é esperado que 66.280 novos casos sejam diagnosticados no país durante o triênio 2020/2022. Com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Porém, segundo especialistas, quando tratado adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bons prognósticos, chegando a 95% de potencial de cura para pessoas que realizam o autoexame, identificando a anomalia nos primeiros estágios da doença.
A prevenção como o melhor remédio
Por isso, a conscientização sobre a importância do autoexame se faz tão necessária. Com um simples toque é possível identificar qualquer anomalia, antes mesmo dela se tornar um problema.
Além disso, algumas práticas saudáveis podem reduzir o risco de se desenvolver a doença em até 28%, como praticar atividade física regularmente, manter uma dieta balanceada e controlar a balança, o cigarro e bebidas alcóolicas. Com essas práticas saudáveis e realizando o autoexame regularmente, você pratica o autocuidado, a melhor forma de prevenir o câncer de mama.
Para as mulheres acima de 40 anos, recomenda-se também a realização periódica da mamografia, de preferência a cada ano. Somente com essa medida, é possível reduzir em cerca de 20% a mortalidade entre mulheres de 50 a 69 anos. Então se você está nessa faixa etária, procure o seu médico.
Cuidar da sua vida através do autocuidado é o maior gesto de amor próprio que você pode ter. Tenha hábitos saudáveis, pratique o autoexame e compartilhe essas informações com mais pessoas. Juntos podemos preservar vidas.
A Celana apoia a luta contra o câncer de mama e a favor da vida.
Referências
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. Estimativa 2020. Disponível em: https://www.inca.gov.br/estimativa/introducao, publicado em 12/05/2020.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Estimativa 2020: incidência do Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2019. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//… Acesso em: 12 maio 2021.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Atlas da mortalidade. Rio de Janeiro: INCA, 2021. base de dados. Disponível em: https://www.inca.gov.br/app/mortalidadeAcesso em: 18 jan 2021.