Dentro de um ambiente industrial, as normas garantem a segurança para que os colaboradores possam exercer suas funções. Porém, existem medidas que vão além das determinadas por lei e proporcionam um bem-estar e uma produtividade ainda maior para as fábricas.
Por isso, preparamos este texto para exemplificar os métodos e mudanças que podem ser feitas nos espaços fabris e melhorar vários aspectos da empresa e dos funcionários. Continue lendo e veja como pode ser simples:
Iluminação
Um dos principais fatores que podem interferir na disposição e saúde dos funcionários é a iluminação. Neste quesito, o equilíbrio é fundamental, um local pouco iluminado obriga o trabalhador a forçar a vista, enquanto o excesso de luz pode causar estresse e desconforto.
Por isso, um bom projeto luminotécnico é aquele que consegue equilibrar uma boa visibilidade ao conforto visual, levando em consideração os processos desenvolvidos em cada setor. Podendo diminuir o risco de acidentes e contribuir para um aumento na qualidade dos processos.
Tudo isso é regulamentado pelas normas NHO11 e NR17, nas quais são julgados diversos aspectos, dentre eles a quantidade de luz (lux) ideal de acordo com a atividade exercida em cada ambiente. Em galpões de estocagem, por exemplo, é recomendado um nível de 100 lux, 300 lux para lugares de intervenções humanas contínuas e acima de 1000 lux para locais de inspeções e impressão de materiais gráficos.
Além disso, a economia de energia é outro aspecto para se levar em consideração na hora de pensar na iluminação da sua indústria. Para fazer isso possível, a iluminação mista pode ser a solução. Combinando grandes aberturas para a entrada de luz natural durante o dia e com a proveniente de lâmpadas de LED, durante a noite.
Temperatura e qualidade do ar
A temperatura exerce papel fundamental tanto para a saúde, quanto para a produtividade de quem trabalha em espaços industriais. Assim como a iluminação, a dica aqui é buscar o equilíbrio, já que o frio pode causar distração e dispersão, enquanto o calor pode levar a cansaço e sonolência.
De acordo com a Norma Regulamentadora de Ergonomia, a temperatura ideal para a indústria deve estar entre 20 e 23 ºC. Para manter esta temperatura, a recomendação é investir em exaustores industriais. Estes, são capazes de promover a substituição do ar quente pelo frio, mantendo uma renovação constante do oxigênio e ajudando também na eliminação de partículas nocivas à saúde.
Sinalização e layout
Em uma fábrica de produção seriada, um layout planejado e adequado pode reduzir estoques desnecessários, diminuir custos e otimizar tempo. Além de garantir um melhor mapeamento dos processos e, consequentemente, um aumento na produtividade.
Junto a isso, a sinalização é indispensável para garantir a segurança, o fluxo dos processos e a organização de setores e pessoas, resultando em maior organização e agilidade.
—
Gostou das dicas? Você já aplicou algum destes conceitos em sua empresa? Nós, da Celana Construções Civis, temos experiência com o setor industrial e empregamos todo este conhecimento em nossas obras. Entre em contato conosco para construção ou reforma da sua empresa.
Fontes:
Gov.br – Segurança no Trabalho
Gov.br – Segurança no Trabalho PDF