Opções de passeios no Litoral do Paraná para todos os gostos
Você já conhece os encantos do Litoral do Paraná? Rico em belezas naturais e atrações, é o lugar perfeito para colecionar bons momentos. Conta com diferentes opções de lazer, descanso, aventura, história e cultura.
O que você gosta? Praticar esportes? velejar? Pescar? Ou se deliciar com sabores típicos e inesquecíveis? Temos todas as opções!
Turismo Cultural
A
riqueza cultural está presente em cada canto do litoral do Paraná. A primeira
dica é começar com o passeio de trem pela Estrada de Ferro na Serra do Mar, que
liga Curitiba a Morretes. Na cidade, visite o Centro Histórico, conheça as
histórias do Rio Nhundiaquara e passeie pela Rua das Flores, às margens do rio.
Você ainda pode ir até Antonina, cidade vizinha e igualmente charmosa. A cidade
possui prédios centenários, como a sede da Prefeitura e o Teatro Muncipal, baía
e ruínas históricas. Os amantes de arquitetura, história e conhecimento vão se
apaixonar.
E você gostou dessa dica, claro que você vai querer conhecer a cidade mais antiga do estado: Paranaguá. O município vai te levar direto aos tempos coloniais com seus monumentos e prédios históricos, o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, o Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, o Mercado Municipal do Café e o Mercado do Artesanato.
Turismo Gastronômico
Você ama comer bem e descobrir novos sabores? No Litoral do Paraná você encontra um mais irresistível do que o outro.
Vamos começar com o mais famoso: o Barreado. O prato típico do Litoral paranaense é servido em Morretes, Antonina e Paranaguá, tem influência portuguesa e é preparado de forma lenta e em panelas de barro. Normalmente é acompanhado de arroz, banana e farinha de mandioca.
Falando em banana, ela é a principal fruta da região e um sabor marcante da culinária local. As balas açucaradas de banana e a Cachaça de Banana são iguárias que merecem ser degustadas.
E claro, falando em praia, os frutos do mar não podem faltar. Em Guaratuba, visite o circuito das ostras e, em Pontal do Paraná, experimente o prato “Cambira”, que mistura a força do peixe com a suavidade da banana.
Ecoturismo e Turismo de Aventura
Para quem gosta de natureza e aventura, as opções são vastas. São tantas paisagens e atividades diferentes que vai ser difícil escolher uma só!
Guaraqueçaba é um destino ecológico fascinante. Com Mata Atlântica preservada e rica em biodiversidade, a região possui ilhas belíssimas, reservas ecológicas e o Parque Nacional do Superagui: um verdadeiro santuário ambiental. Faça trilhas para visitar cada cantinho.
E não podemos deixar de citar a beleza da Ilha do Mel. Local perfeito para esquecer o mundo lá fora e entrar em conexão com a natureza. Sem carros, a ilha é o lugar perfeito para caminhar e pedalar.
E que tal ver a vista do topo da montanha mais alta do Sul do Brasil? Com quase 2 mil metros de altura, o Pico do Paraná fica localizado em Antonina. E para os amantes desse tipo de passeio, há outros morros em Guaraqueçaba, Morretes e na Ilha do Mel.
E para os fãs de adrenalina, são inúmeras opções: arvorismo, atividades verticais, rapel, voo de parapente e rafting.
Turismo Religioso
E para as pessoas de fé, também há destinos que transmitem paz espiritual. Há uma vasta lista de igrejas e pontos sagrados, com monumentos e imagens cheias de significados para visitar e se deslumbrar em praticamente todas as cidades litorâneas.
Um exemplo é o belíssimo Santuário de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, que recebe a Festa do Rocio anualmente.
Turismo de Pesca
No Litoral do Paraná há diversos pontos de pesca e uma imensa diversidade de peixes. Entre eles o robalo, uma das espécies mais cobiçadas pelos pescadores esportivos.
A Baía de Guaratuba possui 16 rios, inúmeras ilhas e mangues para você aproveitar a pescaria. Há também as baías de Antonina, das Laranjeiras e dos Pinheiros, em Guaraqueçaba. Já na região de Paranaguá, há diversas opções de pontos e ilhas estratégicas.
Turismo Náutico
E que tal navegar na exuberância natural dos mares e rios do Litoral do Paraná? Gostou da ideia? As cidades da região possuem a infraestrutura necessária para aproveitar passeios em veleiros, caiaques e lanchas. Sua única preocupação será aproveitar o sol, o vento e a diversão.